Prosa Geográfica

O Projeto de Extensão para Divulgação da Ciência denominado PROSA GEOGRÁFICA criado e coordenado pelo Prof. Dr. Vandemberg Salvador é uma realização do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, organizado pelo LABGEO-Laboratório de Geotecnologias. O objetivo do evento é reunir professores e alunos do IF Baiano, instituições de ensino, pesquisa e extensão da região para, juntamente com professores e pesquisadores nacionais convidados, discutir sobre Geografia, Geotecnologias, Filosofia e Educação no Semiárido Baiano.
 
O evento, no formato de palestra e sessões de debate, tem periodicidade quinzenal e até o presente momento já aconteceram três apresentações.
 
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
 
A primeira palestra teve como título “SENSORIAMENTO REMOTO – O QUE É? com o palestrante Prof. Dr. Gustavo Hees– Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Ph.D. em Ciências Florestais pelo College of Forest Resources University of Washington (2004). 
Trabalhou junto ao Convênio Embrapa Woods Hole Research Center com sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica modelando a  hidrologia das florestas Amazônicas para o mapeamento de sua profundidade de enraizamento.
Este trabalho o levou ao doutorado em ecologia de fogo com financiamento do Serviço Florestal Americano, NASA e INPE, testando elementos ecológicos na modelagem da flamabilidade das florestas no ecotono Amazônia-Cerrado. 
Seu trabalho acadêmico o levou a ser chamado para ser, em 1998, o Diretor Acadêmico do programa Amazon Resource Management and Human Ecology da School For International Training (SIT / USA), coordenando o programa e lecionando a estudantes de graduação dos Estados Unidos aqui no Brasil, até 2014. De 2001 a 2003 foi Diretor do IBECA, instituição antes responsável pelos programas do SIT no Brasil, e hoje substituída pelo World Learning do Brasil do qual foi também diretor geral entre 2010 e 2013. 
Paralelo ao seu trabalho de pesquisa e ensino, atua junto à sociedade civil na discussão e acompanhamento de impactos ambientais de grandes projetos industriais na região Amazônica. Foi consultor da Ecooideia (2009 a 2012) no desenvolvimento e aplicação de metodologias para valoração das  externalidades sociais e ambientais sofridas por comunidades ribeirinhas frente à instalação e operação de um grande projeto mineral.
 
A segunda palestra, cujo título foi “PROCESSOS MORFOGENÉTICOS E AS TRANSFORMAÇÕES TOPOGRÁFICAS EM DIFERENTES ESCALAS DE TEMPO” foi apresentada pelo Prof. Dr. Rodrigo Farias – Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Gestão Ambiental Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco (2015), integrante do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE; auditor interno de Gestão Ambiental (ISO 14.001:2004) pela Bureau Veritas, (2011). Tem experiência na área de Geografia Física e Gestão Ambiental, com ênfase em Geomorfologia do Quaternário, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, climatologia, mudanças ambientais no semiárido do Nordeste do Brasil, estudo de impacto ambiental e análise geossistêmica com emprego de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). 
Ultimamente tem dedicado atenção a discussão do emprego da escala de tempo no estudo geomorfológico, especialmente com o emprego de técnicas de datação absoluta.
 
A terceira palestra, com tema ” GEOGRAFIA E ALGUMAS PERSPECTIVAS NO MUNDO ATUAL” teve como palestrante o 
Prof. Dr. Pedro Nóbrega – Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE(2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015); Pesquisador do grupo Desenvolvimento do Espaço, 
Território e Região – GPDeTER da UPE – Campus Nazaré da Mata (início 2013), Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim. 
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço – GEPPSE (início 2016). Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia do Envelhecimento, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.
 
PROGRAMAÇÃO DE ABRIL
Em abril, no dia 14, acontecerá a palestra com o Prof. Dr. Vandemberg Salvador*, cujo tema será “A MEDIDA DE TODAS AS COISAS – da longitude precisa a precisão de um sistema de medida universal”.
 
*DOUTOR em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Sergipe. MESTRE EM AGROECOSSISTEMAS pela Universidade Federal de Sergipe. BACHAREL EM GEOGRAFIA pela UNIPÊ. Tem experiência na área de Geotecnologias aplicadas ao Planejamento, Gestão e Sustentabilidade de Recursos Naturais, com ênfase em Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto e Georreferenciamento utilizando Tecnologia de VANT. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica com VANT, Regularização Fundiária, Georreferenciamento, Gestão e Sustentabilidade Socioambiental. É membro da Interamerican Water Resources Network e da SELPER-Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto. É lider do Grupo de Pesquisa LABGEO – Labor em Geotecnologias – CNPQ. Ex- Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e Ex-Presidente do Fórum Baiano de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.
 
No dia 28  falará o Prof. Dr. Átila Menezes Lima*, sobre “Trabalho Ciência e Manipulação: uma análise da relação sociedade-natureza”.
* Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PROPGEO da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre e graduando em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem experiência como professor da Universidade Aberta do Brasil – UAB-UECE – Núcleo de Educação á distância – NECAD , Pólo Jaguaribe, lecionando a disciplina Geografia para o Ensino Fundamental I, além de ter lecionado na rede Estadual de ensino, Desenvolve estudos no campo da Geografia Humana com ênfase na Geografia Histórica, História do Pensamento geográfico, Geografia do trabalho, Epistemologia, Geografia Política, Geografia urbana e Ensino da Geografia. Para além da Geografia, venho ampliando a leitura do ser social a partir da ontologia do ser social e estudos sobre o método ontogenético e sistemático-abstrato.
“Há tempo, muito tempo… já é um consenso entre os educadores que as palestras se consubstanciam em uma ferramenta indispensável para a disseminação do conhecimento.  O fator primordial é que, ao propormos o desafio de oferecer – quinzenalmente – uma palestra nas dependências do nosso Campus, estamos proporcionando aos docentes e discentes algo inédito!, além da possibilidade de ouvir, apreender, ponderar e, principalmente, discutir sobre temas de grande interesse intelectual intrínseco no meu acadêmico. A experiência pedagógica experimentada pelos alunos e professores – que além das aulas teóricas e práticas – vivem imersos nesse universo múltiplo e diversificado da pesquisa e da extensão, acaba por ser complementada pelo novos horizontes ampliados através dos conhecimentos adquiridos durantes as palestras e as sessões de debates.” explica o Dr. Vandemberg  Salvador.
Anúncios

Um pensamento sobre “Prosa Geográfica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s